O esporte se popularizou rapidamente por diversos continentes e hoje é regulamentado como uma modalidade olímpica do ciclismo subordinada mundialmente a UCI - Union Ciclist Internacional.
O BMX se desenvolveu com um forte envolvimento familiar, encorajado pela grande amplitude de idades participantes em diferentes categorias de ambos os sexos, que permite a uma mesma família participar com diversos membros.
O BMX é um esporte olímpico, em 2004 o Comitê Olímpico Internacional homologou o BMX no calendário dos Jogos. Os Jogos Olímpicos de Pequim serão palco da estréia do BMX no cenário Olímpico Mundial.
Os jogos Pan-americanos do Rio foram a primeira experiência do BMX em formato Olímpico "categoria Elite" masculino e feminino, 19 anos acima.
O Bicicros possui uma associação que foi fundada em 1988 como FPBX, em 2007 alterou sua razão social, alinhando as diretrizes do Comitê Olímpico Internacionale UCI.
O BMX cresceu e se "enraizou" entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal para a modalidade veio com a estréia do filme "On Any Sunday" (sem título em português) de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes do esporte reconheceram o aspecto positivo do BMX e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.Depois desse ponto o BMX caminhou para tornar-se um esporte reconhecido no mundo todo. No dia 3 de julho de 1978 Orlando Camacho foi convidado pela Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e com vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participar da equipe.